Audiência Pública


São João da Mata realiza 1ª Audiência Pública do ano de 2013

No dia 28 de junho foi realizada a Primeira Audiência Pública de 2013, que teve por objetivo informar a população sobre as metas fiscais do Município, como as receitas arrecadadas, despesas e gastos com servidores. Nesta oportunidade, os secretários municipais também apresentaram os trabalhos e projetos desenvolvidos até o momento. A Audiência foi muita positiva e contou com grande participação popular.



















Contas Públicas

Contas Públicas

Realizações

AV. AFONSO VILHENA BRAGA


AV. AFONSO VILHENA BRAGA


AV. AFONSO VILHENA BRAGA


ESCOLA ROSA ALVIM


ESCOLA ROSA ALVIM


PARQUE PEDRA NAVIO


PARQUE PEDRA NAVIO


PARQUE PEDRA NAVIO


PARQUE PEDRA NAVIO


GINÁSIO POLIESPORTIVO


CHAFARIZ E ARREDORES


CHAFARIZ E ARREDORES












RUA IZALTINO B. DE PAIVA


RUA MARIA OLÍVIA DE JESUS


RUA JOSÉ FELIPE




UBS - RURAL


VELÓRIO MUNICIPAL


Instalação de reservatório de água na Vila Sebastião Gilberto Firmo




Construção da ponte situada no Bairro Dourado dos Paiva


Reforma e elevação da ponte no Bairro Barba do Bode


Desobstrução da galeria na MG 179


Recuperação da estrada municipal sentido Parque Pedra do Navio


Manutenção de estrada municipal no bairro Canta Galo


Comemoração do dia do trabalho- Almoxarifado


Aquisição de veículo para o Gabinete da Prefeitura







Saúde
Secretaria de Saúde
Unidade Básica de Saúde

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO JOÃO DA MATA

Gestor Municipal de Saúde
Jorge Luiz Borges Fernandes
E-mail: saudedamata@yahoo.com.br

A Secretaria Municipal de São João da Mata tem por responsabilidade a gestão Básica do Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito municipal. Além das ações e serviços oferecidos, o órgão é responsável pela formulação e implantação de políticas, programas e projetos que visem à promoção de uma saúde de qualidade ao usuário do SUS.

Funcionamento
A sede da secretaria localiza-se à Rua José Patrício de Paiva, s/nº, centro de São João da Mata, com atendimento ao público de segunda à sexta, das 8 às 17 horas.


Atenção Integral à Saúde da Mulher - Realiza o acompanhamento de pré-natal, parto e puerpério, planejamento familiar; prevenção do câncer ginecológico, de mama e de colo de útero. Proporciona acesso à exame papanicolau e mamografia, realiza palestras educativas.

Programa Agentes Comunitários de Saúde - Consiste na atuação dos agentes comunitários de saúde junto às comunidades, visando a promoção da saúde e prevenção de doenças. Identificam fatores que causam doenças, fazendo visita domiciliar e vigilância epidemiológica com encaminhamento de casos para setores específicos.

Programa Saúde da Família - Presta atendimento básico em 100% do município, zona urbana e rural, em domicílios, através de equipe formada por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde, com a verificação periódica da pressão arterial (PA), o controle da diabetes, consultas, acompanhamentos diversos e entrega à domicílio de medicamentos à diabéticos, hipertensos e acamados. Realiza palestras educativas, como: Tabagismo, Depressão e Ansiedade, Hipertensão e diabetes, Saúde da mulher, prevenção de DST e Aids, saúde bucal, enfim, todos os temas que podem alertar a população e prevenir doenças.

Tratamento Fora de Domicílio – Viabiliza o encaminhamento e o transporte de pacientes para realização de procedimentos médicos especializados, em outros estados sendo necessário.

Serviço laboratorial
Com laboratório terceirizado, a secretaria de saúde realiza 100% dos serviços laboratoriais, como exames, coletas, análises, etc.

Saúde da Criança – Promove assistência ao recém-nascido, o aleitamento materno e a orientação alimentar adequada para a idade. Proporciona serviços de imunização, campanhas preventivas e educativas, realiza teste do pezinho, puericultura com acompanhamento sistemático, promovendo também atividades de educação para a saúde, com ênfase na participação da família na assistência à criança, na prevenção de acidentes e das doenças mais frequentes.
Saúde Bucal – A Secretaria Municipal de saúde realiza ações em saúde bucal e, conforme a necessidade do usuário, encaminha para os serviços adequados. Com uma equipe composta pos 3 profissionais em odontologia, sendo 1 específico para o PSF, proporciona atividades educativas para a prevenção de cáries, doenças na gengiva, câncer de boca, má oclusão e trauma. Atividades clínicas, curativas e reabilitadoras, como aplicação de flúor, remoção de tártaro e placa bacteriana, restaurações, extrações e pequenas cirurgias são realizadas na unidade básica de saúde.
SISVAN – Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional- Consiste no acompanhamento e o monitoramento da situação alimentar e nutricional, de crianças de 0 a 6 anos, consultas médicas, palestras educativas visando o crescimento e desenvolvimento saudável no que se refere à nutrição e a alimentação e a suplementação de ferro.

Atenção à Saúde Mental- Em parceria com a secretaria de assistência social, este projeto tem por objetivo acompanhar os pacientes portadores de sofrimento mental atendendo suas necessidades bio-psico-social, desenvolvendo um trabalho com uma equipe multidisciplinar, oferecendo grupos de apoio à família, ao portador e ao usuário de álcool e drogas, oficinas terapêuticas, e avaliação sistemática da terapia medicamentosa dos portadores, proporcionando novas opções de tratamento.

Atenção ao Idoso- As ações da secretaria voltadas ao idoso, além do atendimento de suas doenças, visam ao desenvolvimento de ações preventivas e educativas buscando melhorar a qualidade vida. Em parceria com a secretaria de assistência social, desenvolve ações que promovam o bem estar físico, psíquico e social da população com mais de 60 anos, com apoio ao projeto “Esperança de reviver”, projeto este voltado ao grupo da melhor idade.

Hiperdia - Sistema de acompanhamento a pacientes hipertensos e diabéticos, promovendo à redução a incidência de complicações da hipertensão arterial e diabetes mellitus, através de acompanhamento sistemático por parte da equipe do PSF, entrega de medicamentos à domicílio e palestras educativas.

Sisprenatal - O SispreNatal- Sistema de Acompanhamento do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento. Este consiste em ações de promoção, prevenção e assistência à saúde de gestantes e recém-nascidos, ampliando esforços no sentido de reduzir as altas taxas de morbi-mortalidade materna, perinatal e neonatal, melhorando o acesso, e qualidade do acompanhamento pré-natal, da assistência ao parto e puerpério e da assistência neo-natal.

Farmácia Básica – Distribuição dos medicamentos da lista básica definida pelo Ministério da Saúde e entrega dos medicamentos mais receitados, após triagem.

Planejamento Familiar - São ações que têm como finalidade contribuir para a saúde da mulher, com fornecimento de contraceptivos, inserção de DIU e cauterização.

Tuberculose/Hanseníase – É realizado busca ativa, e se detectado realiza-se tratamento e acomanhamento aos pacientes, serviços de apoio, diagnóstico específicos e vacinação.

Serviço de eletrocardiograma – Foi adquirido um aparelho de eletrocardiograma, instalado na unidade básica de saúde agilizando os procedimentos cardiológicos.

Vigilância Epidemiológica – Realiza ações de inspeção de alimentos, produtos, serviços de saúde e engenharia sanitária. Combate a dengue através de visitas domiciliares e trabalho educativo, trabalha para combater e controlar a proliferação do Aedes aegypti.

Vigilância Sanitária – realiza ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas decorrentes do meio ambiente, com inspeção de alimentos, produtos, serviços de saúde e engenharia sanitária. Também realiza mensalmente a coleta da água para análise.


Campanha contra dengue 2013


TREINAMENTO MANICURES


TREINAMENTO AGENTES COMUNITÁRIOS COMBATE DENGUE


TREINAMENTO COMBATE DENGUE


ANÁLISE DE ÁGUA DAS MINAS


GRUPO TABAGISMO


GRUPO SAÚDE MENTAL


PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

Assistência Social
Assistência Social
Projeto de Geração de Renda “Sabor da Mata”

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL



Gestor Municipal de Assistência Social
Alcione Fernandes Mendes do Carmo
E-mail: assistsocialsjmata@yahoo.com.br 

A Secretaria Municipal de Assistência Social, é o órgão responsável pela gestão da Política da Assistência Social no âmbito do Município, responsável por promover a universalização do direito dos cidadãos à proteção e à inclusão social. Seu horário de funcionamento é das 8 às 17 horas, de segunda à sexta-feira. A secretaria conta com uma assistente social, uma assessora social e uma digitadora.

Público beneficiário
- Cidadãos, cidadãs e, grupos que se encontram em situação de vulnerabilidade social e riscos, tais como:
- Perda ou fragilidade de vínculos de afetividade, pertencimento e sociabilidade;
- Identidades estigmatizadas em termos étnico, cultural e sexual;
- Desvantagem pessoal resultante de deficiências;
- Exclusão pela pobreza e/ou no acesso às demais políticas públicas;
- Uso de substâncias psicoativas;
- Vitimadas por diferentes formas de violência advinda no núcleo familiar, grupos e indivíduos;
- Inserção precária ou não inserção no mercado de trabalho formal e informal;
- Estratégias e alternativas diferenciadas de sobrevivência que podem - representar risco pessoal e social.


•BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA
O Benefício de Prestação Continuada é um benefício da assistência social, integrante do Sistema Único de Assistência Social, pago pelo Governo Federal e assegurado por lei à pessoas idosas e/ou com deficiência que não podem garantir a sua sobrevivência, por conta própria ou com apoio da família.
No município são 77 beneficiários, sendo 34 pessoas idosas, e 43 pessoas com deficiência.


•PLANO DE INSERÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO BPC
Desenvolve ações para ampliar o acesso ao Benefício de Prestação Continuada, e promover a melhoria das ações para quem requer o BPC, e avaliar através de acompanhamento, a regularidade no recebimento do benefícios para os já beneficiados, e ao mesmo tempo estabelecer parcerias para a total implantação do Estatuto do Idoso.
Os idosos com 65 anos ou mais, que não recebem nenhum benefício previdenciário e as pessoas com deficiência, incapacitadas para o trabalho e para a vida independente, que não recebem nenhum benefício previdenciário cuja renda familiar per capita seja inferior a ¼ do salário mínimo vigente, são atendidos na Secretaria Municipal de Assistência Social recebendo o devido apoio para o requerimento.

•PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA
O Programa Bolsa família atende famílias, apoiando na garantia do direito à alimentação e melhores condições de vida. Trata-se de famílias em situação sócio-economica carente ou em vulnerabilidade social com renda percapta de até R$ 120,00 para o benefício variável e renda percapta de R$ 60,00 para o benefício básico. Este projeto se constitui como complemento na garantia de direitos.



•PROGRAMA VALORES DA MATA
O programa atende a beneficiários do Programa Bolsa Família incluindo-os em atividades sócio-educativas, esporte e cultura, artesanato, com foco no desenvolvimento pessoal, econômico e social, e na geração de renda.



•PROJETO ESPERANÇA DE REVIVER
Este projeto atende a idosos, oferecendo condições para que recuperem oportunidades perdidas e vivenciem situações de aprendizagem, convívio e lazer, ocupando o tempo ocioso, com atividades bio-psico-sociais como: Grupo terapia , atividades artesanais, atividades físicas, culturais, também promoções de bingo, viagens e festas comemorativas.






Atividades desenvolvidas Fevereiro 2013








Tarde da Beleza


Atividades desenvolvidas Março 2013




Atividades desenvolvidas Junho 2013


Oficina Pedagógica


Oficina de Arte e Violão

Esporte
Time vencedor do Campeonato Interno
Time vencedor do Campeonato Regional

A Secretaria Municipal de Esportes de São João da Mata proporciona treinos de futsal masculino e feminino e promove também modalidades diferenciadas de voleibol, tênis de mesa e peteca.
No campo de futebol, temos treinos de terça-feira a quinta-feira e nos finais de semana temos jogos.
Em janeiro promovemos o campeonato interno de Futsal.
Em fevereiro promovemos o campeonato Regional de Futsal, no qual participaram os times de Carvalhópolis, Poço Fundo e Turvolândia.
Em abril, realizamos o Campeonato no Parque Pedra do Navio com vários bairros do Município. Neste mesmo mês ingressamos no Campeonato de Poço Fundo intermunicipal: “Taça Carlito Ferreira” e participamos de uma Ação entre Amigos na cidade de Santo André/SP.
Maio é um mês de destaque para o esporte, pois implantamos no Município o Conselho Municipal do Esporte e da Juventude, que irá possibilitar o recebimento de um repasse relativo ao ICMS Solidário Critério Esportes.
Além disso, conseguimos alcançar o 2º lugar no Futsal feminino no JEMG (Jogos escolares mineiros).


Ação entre Amigos- Santo André


JEMG 2013- Pouso Alegre


JEMG 2013- Pouso Alegre


Atletas participantes do Campeonato em Poço Fundo/MG


Campeonato no Parque Pedra do Navio


Ginástica com o Grupo da Melhor Idade




Premiação do Campeonato Interno



Educação
Escola M. Rosa Alvim

ASSIM É A EDUCAÇÃO EM NOSSO MUNICÍPIO...

“Quanto mais conscientizados nos tornamos, mais capacitados estamos para ser anunciadores e denunciadores, graças ao compromisso de transformação que assumimos”
( Paulo Freire)


Sabemos que precisamos alimentar a própria alma para animar toda a educação, e assim fazemos. Contamos com os brilhantes artistas que agem com dedicação, carinho e responsabilidade e com vontade de querer sempre mais e nunca parar – os professores, pois sabe-se que eles atuam não só pelo que dizem e fazem, mas sobretudo pelo que representam como pessoas. Só assim podemos enumerar os ganhos da educação, sendo:


Atendimento ao Educando: Distribuição de materiais didáticos a todos os alunos; distribuição de uniformes (quatro camisetas duas calças e duas bermudas) os alunos são assistidos por uma dentista – Rita de Cássia Eugênio, uma psicopedagoga – Jussara Barros, uma nutricionista – Priscila Bitencourt Melo, que elabora cardápios equilibrados e saudáveis, acrescentando frutas para enriquecer ainda mais a alimentação escolar.


Transporte Escolar: Transporte terceirizado, assim sendo não temos problemas com atraso, pois contamos com motoristas responsáveis e cuidadosos. A Prefeitura também transporta alunos para faculdade e cursinho em Pouso Alegre, Machado e Silvianópolis, para vestibular em várias regiões, Enem, cursos e palestras.

Aqui concluímos com um pensamento:

“Se educar para a liberdade é função do professor, educar-se para ser livre é função do aluno, e isso só se concretiza na interação aluno & aluno, aluno & professor, aluno & conhecimento”.

E isso só foi possível graças ao apoio que a Educação recebeu e continua recebendo nesta administração.




PROJETO DIA DAS MÃES


PROJETO MEIO AMBIENTE





     
 
   
Rua Maria José de Paiva, nº 546 - Centro
CEP 37.568-000
(35) 3455-1122
gabinete@saojoaodamata.mg.gov.br