Apresentação

O CONTROLE INTERNO

                   O controle interno integra a estrutura organizacional da administração pública, tendo por função acompanhar a execução dos atos e apontar em caráter sugestivo, preventivo ou corretivo, as ações a serem desempenhadas.

            É responsável por assegurar a autenticidade e integridade das informações que possibilitam a tomada de decisões, o cumprimento das políticas, planos, procedimentos, leis e regulamentos, a proteção dos ativos, o uso eficiente e econômico dos recursos e o cumprimento dos objetivos e metas estabelecidas para as operações ou programas que visem a eficiência, a qualidade e a ética no âmbito municipal. Ainda, deve certificar que a administração pública atue em consonância com os princípios que lhe são impostos pelo ordenamento jurídico, como os da legalidade, moralidade, finalidade pública, publicidade, motivação e impessoalidade.

               O controle interno é responsável pelo apoio direto ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais no desempenho de suas funções por terem a mesma missão institucional.

             A existência do controle interno não exime os agentes públicos, no exercício de suas funções, da responsabilidade individual pela gestão dos controles internos, nos limites de sua competência.


"O controle interno pode sim evitar o desgoverno, mas não governar propriamente."


Andréa Borges Cauvila  

Controladora interna

Endereço: Rua Maria José de Paiva, nº. 546, Centro, Cep: 37568-000

Telefone: (35) 34551122

     
 
   
Rua Maria José de Paiva, nº 546 - Centro
CEP 37.568-000
(35) 3455-1122
gabinete@saojoaodamata.mg.gov.br